Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Falta de dilatação = MITO!!

Olá pessoal!
Fico tão feliz qdo descubro pessoas que acessam, lêm, "devoram" meu blog de cabo a rabo e dizem que são cada dia mais apaixonadas por ele e pelo assunto: Gravidez, Parto e Maternidade. Ontem aconteceu isso: Fui na festa junina da Igreja e uma amiga minha me falou isso, e cada vez que a gente se encontra, o único assunto é esse: Este blog e parto!! Isso pq ela ainda é bem novinha e um dia, pretende sim, casar e ter filhos. Mas jah me deixou avisada que eu serei sua doula rsrs!!

Uma coisa que ela me falou que sei que pcisaria de um tópico especial é sobre a temida "Falta de Dilatação".
"Tecnicamente não existe falta de dilatação em mulheres normais. Ela só não acontece quando o médico não espera o tempo suficiente. A dilatação do colo do útero é um processo passivo que só acontece com as contrações uterinas". (Ana Cristina Duarte - Doula, Educadora Perinatal, Graduada em Obstetrícia pela USP Leste)

Ou seja: a mulher que foi cesareada por falta de dilatação, na verdade, foi enganada pelo seu médico, lamento!!!

Como falei p essa minha amiga, usando meu TP e de uma outra amiga minha como exemplo: Eu fikei 14hrs em TP, até q minha filha nascesse, dos pródomos até o nascimento. Minha amiga, ficou de segunda feira de manhã, iniciando os pródomos até o nascimento na quarta feira, no final da tarde. Que médico esperaria tanto tempo com apenas 1 paciente? No mesmo período, faria umas 30 cesarianas!!!!

Encontrei na net, esse artigo muito bom, da Dra. Roxana, falando sobre o segredo da dilatação. Vale a pena ler e entender que na verdade, o que existe não é falta de dilatação, mas sim, falta de boa vontade de esperar a dilatação avançar, no seu devido tempo!!

O Segredo da dilatação!
por Roxana Knobel (Ginecologista e Obstetra, Prof. de medicina na UFSC)


O segredo da dilatação é a contração uterina.
Quando o útero contrai, o colo dilata. Aos poucos.
As contrações são o motor que produz a dilatação..
.

A pressão da cabeça do bebê sobre o colo ajuda a dilatar, mas nada ocorrerá sem as contrações.
É um processo bem lento. Pode levar muito mais que 12 horas, depende de cada mãe e de cada bebê.

A principal dica para que não ocorra a falta de dilatação é - não internar precocemente.

A dilatação não acontece toda no mesmo tempo. Os primeiros centímetros são mais demorados, depois vai mais rápido. Embora algumas mulheres vivenciem as contrações dos primeiros centímetros como dolorosas, geralmente elas são bem toleráveis...

Fique em casa, tome um banho, caminhe, namore.
Quando a gestante chega no hospital, o taxímetro (geralmente) começa a rodar e o stress vai dominando.... Esses primeiros centímetros são bem seguros em uma gestação de baixo risco. É muito raro que algo ocorra com o bebê, não é necessária uma observação dos batimentos do bebê tão rigorosa.

Fique atenta. Se o bb está se movimentando, ele está bem!
Quanto mais avançada a dilatação, maior será a chance do bb nascer "no tempo esperado" e vocÊ conseguir o parto normal.
Dra. Roxana Knobel - Ginecologista e Obstetra
Profª de Medicina na UFSC!

Um comentário:

marilea dos santos pereira disse...

muito boa esas esplicaçoes gostei apesar de ser a minha quinta gravides aprendi detalhes sobre gravidez q nao sabia como por ex. a dilataçoa antes do nascimento do bb q e a fase q estou no momento so asim acredito q nao estou no caminho de uma cesariana e sim todas as chanses de mais um parto normal q bom boa sorte a todas as mamaes nesa fase