Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cirurgia pra tudo??

Um dia desses, na escola, uma professora adiantava aula. Então, na falta de atividades, falávamos sobre nossas expectativas para a Faculdade. Embora eu tenha q ter mudado um pouco de planos (mais pra frente eu posto aqui sobre isso), meu sonho de ser parteira não morreu, e minha paixão pela Gestação, parto e maternidade, continuam cada dia mais forte.
Um colega meu, vai se casar até o final do ano e (como todo aquele que sonha com esse caminho de vida a dois), em algum momento se pega pensando em como será q vai ser quando vierem os filhos. Como todos da sala sabem, eu quero e vou ser obstetriz um dia. Aí ele só por curiosidade me perguntou o que era melhor, a cesárea, ou um parto normal. Nem preciso dizer o que respondi né... XD

E claro, como todo brasileiro mal informado, ele colocou o ponto de vista dele. Foi +- assim:

Colega: Mas parto normal? Não é pior não? Dizem que a dor é tanta que tem mulher que não aguenta e morre...
Eu: Morrer não morre, mas a dor é tão horrivel assim, como dizem, devido à tanta intervenção que tem nos hospitais hoje em dia; a mulher que é deixada em paz, quieta no canto dela, é capaz de ter um parto normal, todo natural sem essas dores horrendas, hospitalares...
Colega: Ah é??! (cara de muito espanto)
Eu: É ué... vc já não viu, os bichinhos dão cria sozinhos, ninguem vai lah ficar mexendo neles né? A gata, a égua... tds esses bichos, se deixar kieto, dão cria numa boa. A mulher é a msm coisa, é mamífera... por exemplo, ninguém fica lah, por exemplo, pegando uma cachorrinha em trabalho de parto, amarra ela e fica "Vai Lulu, faz força, força de coco, vai lah que você consegue..." vc acha que ela faria isso? Jamais (o que ousasse ainda nisso, levaria uma bela dentada)!! Uma fêmea, ao não se sentir segura, a mente dela meio q diz assim "Opa, aqui não tah seguro pro meu filhote, tem ameaças perto, não me sinto em paz... vou parar o trabalho de parto, segurar o filhote e procurar um lugar mais quieto e escuro, onde não me encontrem..." seria mais ou menos isso!
Colega: Pior né... mas é que sei lá, parece que doi tanto... parece que a mulher não vai aguentar...
Eu: Que nem falei... vc acha que a mulher se sente como? Toda amarrada, com as pernas pra cima pra todo mundo ver tudo ali, sozinha, anestesiada e todo mundo gritando com vc "forçaaaaa... forçaaaaa" não dá né...
Colega: Risos...
(aqui começa a parte nada vê, mas foi um jeito dele entender +- o skema)
Eu: Mêu...imagina assim, vc tah no banheiro, todo concentrado lá e alguem chega no banheiro e fala assim pra vc "Pô mêu, vc tah fzndo errado, faz força pra baixo, vai , isso, agora vai hein, desse jeito mesmo"
Colega: Sai fora, eu não ia gostar não!
Eu: Pois é... e pq uma mulher em pleno TP ficaria feliz com isso?
Colega: Então, nao seria melhor uma cesárea?
Eu: Pra que mexer em algoque é natural?? Se vc ficasse, por exemplo, 5 dias sem ir ao banheiro... vc começa a sentir cólica... vc vai ao médico pedir p ele te abrir, td vez q isso acontecesse??
Colega: Eu não, sai fora, nao quero morrer...
Eu: Pois é... mas é esse o risco que uma mulher corre qdo marca uma cesárea ou o médico empurra p ela uma cirurgia dessa, sem necessidade. Quando há risco de vida, que acontece em menos de 20% dos partos, a cesareana é muito bem vinda!! Afinal, quando o risco da cirurgia é menor do que a que já existe, melhor optar pelo menos arriscado né...
Colega: Legal, vou falar isso pra minha noiva...

Foi uma conversa na escola, na hora da janela da aula...então, já viramos em cima outro assunto totalmente diferente e ficou nisso... mas depois em casa, fiquei pensando nessa comparação maluca e desenvolvi a seguinte "historinha baseada em fatos surreais":

Uma comparação bem nada vê...

Imagina q faz 1 semana q vc não consegue ir no banheiro. Tah td entupida. Vc começa a sentir q seu intestino tah começando a kerer se livrar dakilo e começa a sentir as cólicas. Vc sabe q se deixar, uma hora seu organismo vai eliminar td, mas vc só por precaução, vai p hospital. Chega lah eles podem fzr o seguinte:

Te dão uma porrada de laxante,q  vai fzr seu intestino se apertar como nunca aconteceria se tivesse deixado ele se apertar naturalmente. Vc qse tem um treco de tanta dor pcausa do laxante, mas consegue expulsar td aquilo q tava lah parado, porém, seu organismo fica meio “ressentido” de tanto remédio, fora outras coisinhas – coliqinhas ainda fracas, alguma fissura chatinha... mas td bem, acabou! - Comparando com o que acontece quando aplicam o "sorinho" com ocitocina.

Ou então, um médico chega e fala: é... não vai sair não, tah td “empazinado”... melhor operar -  na idéia do cara, ele vai te anestesiar, abrir sua barriga, tirar a parte cheia pra fora, fzr uma incisão e tirar o ditocujo de lá... – aí pergunto: pra algo fisiológico, natural do corpo na hora de eliminar, vale a pena se arriscar numa cirurgia???

Ok, a comparação é absurda... mas é qse isso q os médicos fzm!!! Fato!!

Nenhum comentário: