Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Marcha do Parto em casa - Porque abelhas que fabricam doce, também ferroam... e ferroam mesmo!

Desde o último domingo, dia 10 de junho, ouve-se no Brasil um clamor... ouve-se no Brasil gritos e choros revoltosos e ao mesmo tempo, esperançosos... Por quê?? Explico:

No domingo dia 10 de junho, o Fantástico apresentou uma reportagem que (para minha grande surpresa) não retalhava ou falava mal sobre o Parto Domiciliar. Confesso que fiquei um pouquinho frustrada pela "curteza" da reportagem, mas feliz a beça porque buscaram em pessoas devidamente creditadas e do meio ativista do movimento pela humanização do parto. Link do vídeo abaixo:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/parto-humanizado-domiciliar-causa-polemica-entre-profissionais-da-area-de-saude/1986583/

Fiquei tão feliz em ver pessoas engajadas na causa, que já conhecia da internet, como a Ana Cris Duarte e o Dr. Jorge Kuhn que comecei a pensar em ver uma luzinha no final do túnel... será que finalmente, esse foi o primeiro passo dado para mudar o modelo biomédico de atendimento ao parto?? O protagonismo seria restituido à mulher e sua família??
Poxa, que ótimo, que maravilha, que coisa boa!! Isso é incrivel e... está bom até demais... estava bom demais pra ser verdade...

Menos de 24 horas depois, uma notícia chega via FB através do site Jornal do Brasil: O CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) anuncia que abriria uma denúncia contra o dr. Jorge Kuhn por se pronunciar a favor do parto domiciliar.
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/06/11/cremerj-abrira-denuncia-contra-medico-que-defende-parto-domiciliar/#.T9Z-W_qGI_8.facebook&h=EAQF7HtmuAQGXlb7cecaHMVIfoAHd4dwVLnhst9kShDRsRQ

Essa notícia caiu como uma bomba no meio de uma multidão de ativistas, esperançosos pelas mudanças desse sistema obstétrico violento e desumano... caiu como uma pedrada em uma enorme colméia de calmas e tranquilas abelhas a cultivar o doce mel das flores silvestres... peraí!! ABELHAS???

Alguém aí já viu o que acontece quando uma colméia é atacada??
Sim... aquelas minúsculas abelhas são capazes de atacar em conjunto, um animal milhoes de vezes maior que elas, como um urso ou um ser humano, por exemplo, podendo leva-lo à morte dependendo da fúria do ataque... e foi o que aconteceu!!

Na mesma segunda feira em que a notícia foi publicada, ativistas da humanização espalhadas pelo Brasil inteiro se mobilizaram e em questão de horas, organizaram uma marcha que acontecerá nesse final de semana, para repudiar a atitude do CREMERJ e ainda gritar pelo direito de escolha do local do parto e do seu protagonismo no seu próprio parto!!

Por isso, convidamos a todos os que simpatizam com a causa da humanização e da restituição do protagonismo a comparecer nas marchas que acontecerão pelas cidades do Brasil!! Vamos gritar pelo nosso direito de parir onde quisermos e por tantos outros direitos que nos são roubados nos partos em praticamente todos os hospitais do país, transformando mulheres e bebês em produtos de uma linha de produção em massa!!! SOMOS HUMANOS, AMAMOS, SENTIMOS, NÃO SOMOS MERCADORIA!!!

CUTUCARAM A COLMÉIA ERRADA!!!

De ontem pra hoje, vários textos de repúdio e apoio ao ativismo e ao dr. Jorge Kuhn foram lançadas nas redes sociais!! Listo abaixo os links de posts destes textos. Vale muito a pena!

Repúdio de Sabrina Fericato à ação do CREMERJ

Carta de apoio ao dr. Jorge Kuhn, de seu filho, Otávio Kuhn

VAMOS ÀS RUAS REIVINDICAR O DIREITO DE PARIR ONDE QUISERMOS!! VAMOS FAZER MUITO BARULHO, PELO DIREITO DE FABRICAR NOSSO DOCE MEL EM PAZ!!!


Em São José dos Campos, nossa marcha será no dia 16 de junho, sábado, ás 10h da manhã, com concentração na Praça Afonso Pena, no Centro. Essa marcha é para toda a região do Vale do Paraíba!!

Nenhum comentário: